Campo Belo, 29 de maio de 2024 - Na madrugada de hoje, por volta das 03h50, um recuperando conseguiu fugir da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) da cidade de Campo Belo. A Polícia Militar foi acionada imediatamente para intervir na situação, que ocorreu na Rua Helena Jorge Moreira, nº 510, no bairro Vila Teodoro.
Segundo relatos de um dos recuperandos, todos estavam dormindo quando acordaram ao ouvir barulhos no corredor que dá acesso aos reclusos do regime fechado. Ao verificar, constataram que um recuperando de 46 anos, oriundo de Itaúna, estava agredindo um funcionário da APAC com um objeto não identificado. Os outros recuperandos arrombaram a porta da sala onde ocorria a agressão, prestaram os primeiros socorros à vítima, mas o autor conseguiu pegar as chaves da instituição, acessar o pátio externo e, utilizando um carrinho, pulou o muro e fugiu em direção ao bairro São Benedito.
A vítima foi socorrida por outro recuperando em um carro particular até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A perícia técnica da Polícia Civil compareceu ao local e apreendeu uma marreta próxima à área das agressões para verificar se a ferramenta foi utilizada no ataque. A vítima relatou que estava descansando em um sofá quando foi surpreendida pelo agressor, que lhe desferiu golpes na cabeça antes de pegar as chaves e fugir.
Segundo o médico plantonista da UPA, a vítima sofreu quatro lesões na cabeça, necessitando de sutura e permanecendo em observação médica. Inicialmente, não há risco de morte.
As equipes policiais iniciaram imediatamente um rastreamento para localizar o foragido, repassando o alerta às cidades vizinhas. Um funcionário da APAC relatou posteriormente à Delegacia de Polícia Civil que o autor havia subtraído aproximadamente R$1000,00 e o celular da vítima.
Com base em levantamentos de inteligência, a Polícia Militar conseguiu recapturar o foragido em Divinópolis. Após a fuga, ele utilizou um veículo de aplicativo até a cidade de Oliveira e, de lá, pegou um ônibus para Divinópolis, onde foi preso por uma equipe Tático Móvel (PMMG) ao tentar embarcar em um ônibus com destino a Itaúna. Foram apreendidos com ele dois molhos de chaves e R$851,00 em dinheiro.
O autor foi preso, informado de seus direitos constitucionais e encaminhado a uma Unidade de Saúde antes de ser levado à delegacia de Polícia Civil em Divinópolis.
Nota de Esclarecimento da APAC de Campo Belo, com Exclusividade para o Portal Tô Ligado:
"A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Campo Belo informa que, na madrugada de hoje, ocorreu a fuga de um recuperando de nossas instalações. Todas as medidas cabíveis foram tomadas para garantir a segurança e o bem-estar dos demais recuperandos e iniciar o processo de busca e recaptura do fugitivo.
Ressaltamos que o funcionário envolvido no evento está em quadro estável, em observação médica, sem risco de vida. Todos os demais recuperandos estão em segurança e não houve qualquer incidente adicional que comprometesse a integridade das instalações ou das pessoas presentes.
A Diretoria Executiva da APAC, junto com sua equipe, acompanhou de perto todas as etapas da investigação, conduzida com rigor e transparência em colaboração com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Reforçamos nosso compromisso com a segurança e ressocialização dos recuperandos e continuaremos a tomar todas as medidas necessárias para garantir a ordem e segurança em nossa instituição. Agradecemos a compreensão de todos e forneceremos novas informações à medida que o caso avance."
Atenciosamente,
Hermellis Tirado
Diretor Presidente da APAC
Campo Belo-MG, 29 de maio de 2024.