Aconteceu no último dia 21 de junho de 2024, na cidade de Jaboticatubas/MG, a formatura dos novos instrutores do PROERD da Polícia Militar de Minas Gerais. O evento marcou a conclusão de um intenso Curso de Formação de 14 dias em imersão total, com atividades pedagógicas voltadas para capacitar o Policial Militar a ministrar as aulas do PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas.
O PROERD consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis no auto condução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar, devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência.
Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.
O novo instrutor PROERD, lotado na sede da 161ª Cia PM Campo Belo, é o Cb PM William Alberto Vieira, policial militar que possui conduta extremamente profissional e exemplar, que vem se destacando desde seu ingresso na Polícia Militar de Minas Gerais, tendo participado de diversas atividades relacionadas ao PROERD e agora, assume oficialmente como Instrutor PROERD devidamente capacitado a ministrar o currículo aos alunos das 5ª e 7ª Séries das escolas publicas e particulares do município de Campo Belo, já a partir do 2º Semestre de 2024.
O programa originou-se nos Estados Unidos em 1983 com o nome de “Drug Abuse Resistance Education” (D.A.R.E.). Em Minas Gerais, o PROERD iniciou suas ações em 1998 e desde sua implantação, a Polícia Militar de Minas Gerais já atendeu mais de quatro milhões de crianças, adolescentes e pais de alunos. A formação de policiais militares como novos Instrutores do PROERD é condição necessária para ampliação do atendimento, o que resultará em mais crianças e adolescentes mineiros capacitados para tornarem-se bons cidadãos capazes de fazer escolhas seguras e responsáveis, com impactos na redução do crime e aumento da qualidade de vida em Minas Gerais.
Mín. 16° Máx. 24°