Sexta, 20 de Junho de 2025
12°C 25°C
Campo Belo, MG
Publicidade

População de Campo Belo reclama de nova regra nos PSFs que proíbe comunicação via WhatsApp

O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS

Maycon Monteiro
Por: Maycon Monteiro
04/02/2025 às 18h13 Atualizada em 04/02/2025 às 20h00
População de Campo Belo reclama de nova regra nos PSFs que proíbe comunicação via WhatsApp
Divulgação

 

Continua após a publicidade
Anúncio
Continua após a publicidade
Anúncio

Matéria atualizada!

Moradores de Campo Belo estão levantando dúvidas sobre uma possível mudança na comunicação dos Postos de Saúde da Família (PSFs). Segundo informações que circulam entre a população, haveria uma orientação para que o contato com os PSFs fosse realizado exclusivamente pelo telefone fixo, em vez de aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

A informação teria sido repassada aos funcionários por determinação do secretário de Saúde, Juliano Freire, e da coordenadora da Atenção Primária, Luciana Bastos de Assis. No entanto, muitos moradores têm questionado como ficará a situação de quem não possui créditos para ligar ou que depende da internet para se comunicar de forma mais acessível e ágil, inclusive para falar com as agentes de saúde.

Diante dessas dúvidas, o Portal de Notícias Tô Ligado entrou em contato com a Prefeitura de Campo Belo e aguarda um posicionamento oficial para esclarecer a situação e informar a população com precisão.

A SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMPO BELO ENVIOU A SEGUINTE NOTA ÀS 19H:

"O uso do celular pelas Agentes Comunitárias de Saúde foi instituído durante a pandemia para agilizar processos, facilitar a comunicação, evitando nesse período o contato direto ao paciente devido riscos de contaminação. No entanto, no período pós pandemia,  o uso excessivo de aplicativo de mensagem para estabelecer contato com os pacientes atrapalhou a prestação de serviços pelo PSF por diminuir o vínculo entre usuário e Unidade, prejudicando a busca de uma assistência  de atendimento de qualidade e de promoção à saúde . Além disso, a comunicação pelo aplicativo de mensagem pode gerar ruídos na comunicação, ocasionando erros no atendimento ao cidadão. 
Com isso, em busca de melhorias no atendimento aos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde proibiu o uso de aplicativos de mensagem para marcação de consultas, verificação de exames, e outros assuntos que deverão ser tratados durante a visita da Agente Comunitária de Saúde na residência do paciente. Será autorizada somente o envio de mensagem em casos de urgência."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias